
A UFBA lamenta com pesar o falecimento do professor Geraldo Bezerra de Araújo, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), ocorrido no dia 14 de julho de 2025.
Em nota, a direção da FAUFBA destaca o legado deixado por Geraldo Bezerra de Araujo, marcante na formação de gerações de arquitetos e urbanistas, contribuindo de forma inestimável para o ensino, a pesquisa, a extensão e o desenvolvimento da arquitetura na Bahia.
Formado pela Faculdade de Arquitetura da UFBA, o professor iniciou a sua carreira docente em 1975 e a exerceu por quase 50 anos. Participou de vários momentos da FAUFBA, seja como docente de várias disciplinas, chefe do Departamento da Criação e Representação Gráfica, e como coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Cidade, Arquitetura e Tecnologias Digitais (LCAD), inclusive sendo um dos seus fundadores, participando da implantação das tecnologias digitais em projeto na FAUFBA.
Idealizou e implantou o Bureau de Serviços de Reprografia da FAUFBA pelo qual foi responsável por vários anos. Foi um dos coordenadores do Projeto SEC/FAUFBA para elaboração de cartografias e cadastros das escolas públicas do estado da Bahia para planejamento da Secretária de Educação do estado, além de ter desenvolvido importantes projetos de pesquisas em bioconstrução, tecnologias de terra, e, principalmente, tecnologias para construção em bambu.
“Seu compromisso com a universidade pública, seu olhar crítico e sua generosidade intelectual, assim como seu acolhimento, humanidade e sensibilidade serão sempre lembrados por colegas, alunos e amigos. Neste momento de profunda tristeza, manifestamos nossa solidariedade à família, aos colegas da Faculdade de Arquitetura e a todos que tiveram o privilégio de partilhar da sua convivência”, encerra a moção de pesar da FAUFBA.
O velório e enterro do professor aconteceu na terça feira, dia 15/07/2025, pela manhã, no cemitério Jardim da Saudade.
Nesse momento de luto, a UFBA se solidariza com familiares, amigos, alunos e colegas do professor Geraldo Bezerra de Araujo.