Início >> Ufba Em Pauta >> Nota da UFBA em defesa da soberania do Brasil

Nota da UFBA em defesa da soberania do Brasil

,

A Universidade Federal da Bahia manifesta publicamente o seu forte repúdio ao ataque à soberania nacional, à democracia, às instituições e leis brasileiras, perpetrado pelo atual presidente dos Estados Unidos da América, nação estrangeira com a qual, diga-se de passagem, o Brasil mantém histórico de relações amigáveis, tanto diplomáticas quanto comerciais, acadêmicas e culturais.

Conforme declarou o Presidente Lula em seu recente pronunciamento à nação, o Brasil foi surpreendido pela taxação dos produtos brasileiros em 50%, tarifa punitiva unilateral que compromete gravemente nossa balança comercial, prejudica setores essenciais da economia nacional e viola normas multilaterais da Organização Mundial do Comércio.

E, o que é mais grave, tal medida foi tomada como forma de chantagem às instituições brasileiras, tendo como principal exigência o cancelamento de supostas perseguições ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seu grupo, submetidos a julgamento na suprema corte do país, pela tentativa de golpe de estado longamente planejado e que teve o seu ápice em 08 de janeiro de 2023.

A Reitoria da UFBA fala em nome de toda a comunidade universitária ao manifestar a sua indignação e o seu firme posicionamento em defesa do Brasil, nação democrática, regida por instituições legítimas, soberanas e autônomas. Não podemos ser subjugados pela condução disruptiva do presidente Donald Trump, que hoje vitimiza o povo norte-americano e a comunidade internacional, com seus ataques insanos à liberdade, à ciência, à soberania das nações e à paz mundial.